quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porque Elias desanimou??????


A maioria das pregações e comentários que ouço sobre o profeta Elias falam sobre como o profeta teve coragem e êxito ao enfrentar os 450 profetas de Baal (I Reis 18.19vs). Costumo ouvir sobre todo o desprendimento e ousadia que Elias teve naquela época. Pouco se fala sobre o grande desânimo que acometeu o profeta logo depois de Elias realizar tão grandes feitos.
Logo depois que Elias orou e que Deus fez descer fogo do céu, atendendo ao pedido de Elias, Jezabel (esposa do rei Acabe) o ameaçou. Disse que o mataria, assim como Elias matou os profetas de Baal (I Reis 19.02). Elias temeu muito e fugiu para o deserto. O desânimo o tomou de tal forma que Elias chegou a pedir a morte por três vezes.
Este fato me fez parar para pensar e logo surgiram mil perguntas em minha cabeça: “Mas porque e como um profeta que foi tão usado por Deus pôde ceder tão fortemente ao desânimo???”
A verdade é que na época do profeta, o Espírito Santo vinha sobre medida. Ele não habitava nos profetas, como hoje Ele habita em nós. Funcionava da seguinte forma: Quando Deus precisava usar algum profeta, Ele derramava o Seu Espírito sobre o profeta para que este pudesse ser capacitado para o trabalho a que foi chamado. Podemos ver isso claramente no caso de Sansão. Quando Deus precisava usá-lo, derramava Seu Espírito sobre ele e o capacitava, o fortalecia (Juízes 14.19). Da mesma forma aconteceu com o profeta Elias.
Por este motivo Elias ficou tão desanimado: Embora ele fosse um homem de Deus, Elias não tinha o Espírito de Deus de forma constante. Quando não temos o Espírito Santo de forma constante em nossa vida, acabamos tirando os olhos da Palavra de Deus e colocamos nossa atenção sobre os problemas e desafios que se colocam a nossa frente. É neste momento que começamos a desanimar. Começamos a deixar que nossas emoções tomem conta de nossa mente. Começamos a prestar mais atenção no cansaço e nas tarefas do dia a dia. Começamos a perecer!
Hoje, temos o privilégio de podermos ter o Espírito Santo sempre conosco. Ele não habita mais em templos ou tabernáculos. Ele habita dentro de nós (2 Co 07.16). Não podemos desperdiçar isso! Temos que agir como Paulo aconselhou a Timóteo:
“Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus...
...sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.”
2 Timóteo 02.01,03

Precisamos nos fortificar! Precisamos lutar o como verdadeiros soldados! Porque não fomos nós que escolhemos a Deus, foi Ele quem nos escolheu (João 15.16). E somente Ele pode nos dizer quando devemos parar. E só conseguimos continuar com Ele e para Ele.
“Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”
Marcos 10.27b
É o Espírito Santo que nos faz sermos constantes. É Ele quem nos ajuda a perseverar. É Ele quem firma os nossos passos. É Ele quem nos dá um novo ânimo quando estamos desanimados e quem nos consola nos momentos difíceis.
Em um certo momento, quando Paulo fazia a obra de Deus (perseverava em propagar o evangelho), ele foi picado por uma cobra. Me inspirou o fato de saber que Paulo não se desesperou neste momento. Ele não teve medo!Ele simplesmente lançou a cobra sobre o fogo (Este episódio pode ser visto no capítulo 28, do livro de Atos). Ao ler esta passagem, percebo perfeitamente que a cobra e seu veneno podem ser vistos como o desânimo que muitas vezes tenta entrar em nossa vida. Assim como o veneno da cobra, que percorre aos poucos cada parte do nosso sangue ao ponto tal de nos levar a morte, ocorre com o desânimo.  Este é um sentimento que começa bem devagar, em relação às pequenas coisas e, de repente, vai tomando conta de tudo que está relacionado à nossa vida. Assim como o veneno da cobra pode levar a morte o nosso corpo, o veneno do desânimo pode levar a morte do nosso espírito! Por este motivo, devemos agir da mesma maneira que Paulo agiu ao ser picado: devemos jogar o veneno do desânimo no fogo do Espírito!
“...Se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum...”
Marcos 16.18b
Paulo podia ter desanimado, podia ter questionado, podia ter se irritado ou podia até mesmo ter ficado desesperado pelo que lhe aconteceu. Ele podia ter achado que ali era o seu fim. Afinal, Deus o tinha enviado para proclamar o Evangelho, Paulo estava obedecendo ao chamado de Deus e mesmo assim foi perseguido, tinha acabado de passar por um naufrágio (Atos 27) e logo em seguida foi picado por uma cobra! Certamente, Paulo podia ter pensado: “Mas será que nada dá certo pra mim?? Eu estou fazendo a obra de Deus e ainda assim tenho que passar por tantas dificuldades! Que droga!”
Mas o fato é que Paulo não pensou assim. Ele decidiu olhar para o que Deus estava falando para ele. Ele decidiu continuar, decidiu prosseguir olhando para o alvo.
“...Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as coisas que estão diante de mim, prossigo para o alvo...”
Filipenses 03.13b-14a
E Paulo conseguiu! Ele foi até o fim!
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”
2 Timóteo 04.07
Se continuarmos prestando atenção na história de Elias, podemos ver que mesmo o profeta tendo desejado morrer, Deus disse para Elias que ele ainda tinha muito o que fazer para a obra de Deus.

“Levanta-te e come, porque mui cumprido te será o caminho”
I Reis 19.07b

“...Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco, vem e unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”
I Reis 19.15b-16

Elias ainda foi usado para ungir reis e preparar um profeta para prosseguir em seu lugar. Realmente, o caminho de Elias ainda era muito longo, assim como o nosso caminho é muito longo. Por isto, quando o desânimo vier, vamos nos levantar (tomar uma atitude, ao invés de nos rendermos), vamos comer (nos fortalecer com o Espírito Santo) e jogar a serpente do desânimo no fogo do Espírito! Porque mui grande é o nosso caminho!

4 comentários: