quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Você é muito mais que o número do seu CPF!!!


Ontem, quando andava pela rua, vi um mendigo sentado no chão. Ele estava nitidamente muito sujo (suas roupas estavam praticamente pretas). Não parecia estar bêbado. Tive a impressão de que ele estava sentado ali, no meio da rua, porque realmente não tinha outro lugar mais apropriado para se sentar e descansar. A situação daquele mendigo me fez sentir uma compaixão tão grande! Eu comecei a pensar: “Como será a história de vida deste homem? Como será que ele foi parar ali?”.
Comecei a observar as pessoas que passavam perto dele. Reparei que essas pessoas simplesmente o ignoravam. Passavam por ele como se ele não estivesse ali. Isso foi criando uma tristeza enorme dentro do meu coração! E essa tristeza aumentou ainda mais quando me dei conta de que aquela era a primeira vez que eu olhava para um mendigo desta forma. Era a primeira vez que eu olhava para um mendigo e não sentia nojo. Era a primeira vez que eu não sentia incômodo por ter que passar perto ou até mesmo por ver um mendigo na rua. Pela primeira vez eu olhei para um mendigo procurando olhar além de sua aparência e mau cheiro. Pela primeira vez eu olhei para o humano, para a pessoa que estava por detrás daquela imagem.
Me dei conta de que o fato daquele homem estar na condição de vida de um mendigo, este fato não define quem é aquele homem. Ele não é puramente um mendigo. Ele é muito mais que isso! Ele tem uma história de vida, tem sentimentos, tem sonhos. Defini-lo como um mendigo seria reduzir o seu valor à situação financeira a que este homem se encontra. Seria um grande preconceito!
Tudo isso me fez pensar sobre os valores determinados por nossa sociedade (sobre como julgamos as pessoas e atribuímos valores a elas pelo que aparentam e pelo que possuem. E detalhe: Muitas são as vezes em que fazemos isso sem perceber). Essa dinâmica pode ser vista de forma nítida pelo seguinte exemplo: Em certa tarde, uma pessoa que conheço resolveu ir até uma loja que vende motos para escolher uma e comprar. Essa pessoa foi até a loja vestida de forma muito simples. Logo, os vendedores não lhe deram a mínima atenção. Essa pessoa foi muito mal atendida por eles. E detalhe: Ela tinha dinheiro para comprar a moto a vista, se assim desejasse! O retrato dessa história nos mostra como atribuímos valor às pessoas pela sua aparência e até mesmo pelo que elas possuem em bens. A sociedade costuma reparar e valorizar as pessoas pelo celular que possuem, pelo relógio que usam e pela marca da roupa que vestem. Costumamos dizer que uma pessoa é bonita baseados nos traços físicos determinados pela sociedade, pela cultura. Nunca paramos para reparar que uma pessoa pode ser muito mais bonita pelo seu caráter do que pela sua beleza exterior. O que é a beleza física afinal?? O seu nome já diz: É apenas uma beleza física, ou seja, é fútil e passageira. É pura vaidade. Mas a beleza interior dura para sempre! O caráter de uma pessoa não tem data de validade! Não envelhece! Não cria rugas! Sei que isto pode soar muito clichê, mas acredite: Você vale muito mais do que aparenta ser! A sua essência não está nas suas roupas ou na escova que você fez no salão. Você é muito mais do que um número de CPF! Você já parou para pensar na essência das pessoas que convivem com você? Já parou para perguntar quem realmente é esse seu amigo de trabalho? Já gastou um pouquinho do seu tempo perguntando aos seus filhos o que eles sonham?
Acho que é isso que está faltando em nossa sociedade! E é por isso que as pessoas andam tão infelizes. A maioria fica procurando valorizar o seu exterior e esquece completamente do seu interior. Muitos não sabem nem quem são. Experimente perguntar para uma pessoa quem ela é. Eu já fiz isso! Provavelmente a pessoa vai lhe responder dizendo o seu nome. Ou vai dizer em que trabalha. Mas somos muito mais do que isso: Não somos o que aparentamos ou o que fazemos (no que trabalhamos). Somos o que sonhamos, o que sentimos. O que uma pessoa realmente é, é determinado pelo seu caráter. Conhecer uma pessoa é saber em que essa pessoa acredita, quais são os seus valores, do que essa pessoa sente medo, o que a deixa triste, qual o seu prato preferido, etc. Ao fazer este teste, percebemos que as pessoas tem muita dificuldade de falar sobre seus sentimentos. Estão tão atarefadas com o dia-a-dia que se esquecem de tirar um tempo para elas. Isso mesmo! É necessário tirar uma parte do dia para não fazer nada. Para pensar. Para refletir sobre o que somos e sobre o que realmente almejamos. Temos que parar um pouco para refletir sobre os nossos sentimentos. Não somos máquinas e não podemos agir como tal.
Deixe-me falar algo sobre o seu valor e sobre sua aparência:
“E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”
Gn 01. 27

Dentro deste contexto, a palavra “semelhança” significa conformidade física entre pessoas. Repare que Deus não disse que fez o homem alto e de olhos azuis e cabelo liso à sua imagem e semelhança. Ele nos fez à sua imagem e semelhança! A parte da altura, da cor dos olhos e do tipo de cabelo é determinada pela nossa cultura! Isso não determina o que somos! O que importa é que somos parecidos com Deus e isso já é uma honra!
Deixe-me falar sobre a verdadeira beleza:
“Enganosa é a graça, e a vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”
Pv 31.30

Repare que isso não está escrito em um livro de auto-ajuda! Isso está escrito na Palavra de Deus! Eu não estou escrevendo isso aqui para que você se sinta melhor. Estou escrevendo isso aqui para que todos aprendam a enxergar o verdadeiro valor que possuem, e não o valor que a sociedade determina.
“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”
Pv 31.10

Repare que em todo o capítulo 31 do livro de Provérbios, que fala dos atributos que uma mulher precisa ter para ser uma mulher de grande valor, não há nenhum versículo dizendo que a mulher precisa ter determinados atributos físicos. A bíblia revela o valor de uma mulher pelo caráter que esta possui!
“O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor”
Pv 18.22
Em outras palavras, acredito que Deus esteja dizendo que a mulher pode ser comparada a um presente que Deus dá ao homem. Isso demonstra o quanto de valor que nós possuímos. Por isso, ao escolher um esposo para estar sempre ao seu lado, pense no valor que você tem! Não escolha qualquer um somente como o intuito de não estar mais sozinha. Você é especial e por estar sozinha isso não diminui o seu valor!
“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste”
Salmos 08.04-05

Como é bom saber que somos pouco inferiores aos anjos! Que maravilha! Veja quanto valor todos nós possuímos! Gostaria muito que você meditasse sobre esses versículos e que assistisse ao vídeo que está logo abaixo. Ele fala sobre como a maneira que nos valorizamos pode influenciar a maneira como as pessoas no vêem. E que estes ensinamentos nos sirva de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário