sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Melhor é estar na casa de luto do que na casa de festa!


Ontem aconteceu algo em minha vida pelo qual eu nunca tinha imaginado que iria passar! Eu tinha marcado uma escritura para um cliente meu que estava vendendo sua casa. O horário já estava marcado, a escritura já estava pronta, os compradores já estavam no cartório para assinar a escritura e de repente recebemos a seguinte notícia: O meu cliente sofreu um acidente de carro quando estava a caminho do cartório e faleceu!
Essa notícia foi um choque para mim! Eu fiquei tão nervosa na hora! Eu não acreditava (e ainda não acredito) que isso possa ter ocorrido! Eu tinha falado com ele ao telefone um dia antes de tudo isso acontecer! Ele estava vivo! Parecia que ele estava com a saúde perfeita! Eu nunca poderia imaginar que isso pudesse acontecer!!!!! Foi tudo tão rápido! Tão absurdo!
Isso tudo me fez pensar. Me fez pensar muito! Somente quando alguém que conhecemos morre que nos damos conta na finitude de nossa vida! Acho esta forma de pensar está totalmente errada! Deveríamos pensar nisto o tempo todo! Nossa maneira de viver é coordenada por nossa maneira de pensar. Se pensamos que não vamos morrer tão cedo porque somos jovens ou porque estamos com a saúde perfeita, acabamos deixando para depois as coisas mais importantes da vida! Acabamos deixando para depois aquele abraço que desejamos dar no nosso amigo, acabamos deixando para depois aquela festa de aniversário surpresa que planejamos para a pessoa que amamos, acabamos deixando para depois aquele “eu te amo” que nunca falamos, etc.
Se pensarmos sobre a morte, logo nos damos conta de que a maioria das coisas que envolvem a nossa vida e que tomam o nosso precioso tempo são vaidades! Percebemos o tempo que perdemos com coisas vãs, com coisas que não vão fazer diferença na hora da nossa morte! A nossa conta no banco, por exemplo, não vai com a gente quando formos embora deste mundo. Isso também vale para as nossas roupas, o nosso carro, o nosso diploma na faculdade, a nossa promoção no emprego, os nossos títulos... E ainda assim, perdemos tanto tempo da nossa vida nos preocupando com tudo isso que citei e muito mais!

“Vaidade de vaidades! – diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade.
Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele fez debaixo do sol?
Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.”
Eclesiastes 01. 02 – 04

O rei Salomão teve muitas riquezas e foi o rei mais sábio que já existiu! Salomão empreendeu grandes obras, adquiriu servos e servas, vacas e ovelhas, amontoou prata e ouro, teve muitas concubinas. A bíblia diz que tudo o que este rei desejou ele teve! (Ec 02.10, I Reis 09. 01). Além de tudo isso, ele tinha fama e poder! (I Reis 10.01,24). Mas tudo isso não foi o suficiente para satisfazê-lo. Salomão queria mais! E para satisfazer seus desejos, acabou descumprindo os mandamentos do Senhor. O capítulo 11 de I Reis nos conta que Salomão tomou para si mulheres de outras nações e edificou para elas altares para sacrificarem a seus próprios deuses.

“Porque na multidão de sonhos há vaidades...”
Eclesiastes 05.07a

Salomão não colocou limites em seus desejos! Decidiu satisfazê-los ainda que isto significasse desobedecer a Palavra de Deus. Devemos tomar muito cuidado com o que sonhamos, com o que almejamos, com o que desejamos! Não há nada de errado em sonhar, mas devemos sempre conferir se o que sonhamos está de acordo com a vontade de Deus, com a Palavra de Deus. Salomão se deu conta disso, mas isso só aconteceu depois de muito pecar:

“E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol.”
Eclesiastes 02. 11

Salomão percebeu que nada do que conquistou, ele levaria no dia de sua morte!

“Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na sua mão.”
Eclesiastes 05. 15

Devemos aprender com os erros de Salomão. Devemos seguir o conselho deste homem que aprendeu muito através de seus excessos. No final, Salomão percebeu que errou ao pecar! Percebeu que suas vestes estavam manchadas pelo pecado!

“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”
Eclesiastes 09.08

Isso é o que realmente importa para esta vida: caminhar rumo à nossa salvação, buscar a Deus, se envolver com Ele e com Sua obra, dedicar o nosso tempo ao aprendizado da Palavra de Deus. Devemos fazer isto enquanto há tempo, pois é isto que vamos levar quando formos embora deste mundo! Deixemos as vaidades de lado! Vamos nos embriagar com o Espírito Santo! Vamos inundar a terra com o Amor que Deus coloca em nós! Isso sim é prioridade! E o nosso pouco tempo para fazer tudo isso que realmente importa nunca saia dos nossos pensamentos!

“Melhor é ir à casa  onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração”
Eclesiastes 07. 02

Um comentário:

  1. Watch NBA League on Vimeo - VGCL.CC
    NBA League On Vimeo, the best vg videos, watch NBA League on Vimeo the NBA on Vimeo Channel · NBA on download youtube videos Vimeo - VGCL.CC.

    ResponderExcluir